Um levantamento feito pela PwC Brasil, consultoria internacional, revelou que três em quatro cooperativas de crédito possuem ações alinhadas com a agenda ESG na estratégia de negócio. No entanto, somente metade das cooperativas atua diretamente com estas metas sociais, ambientais e corporativas.
O estudo foi realizado com 165 empresas do nicho durante a segunda etapa de 2021. A atuação das cooperativas dentro do sistema financeiro do Brasil é de aproximadamente 11,7%, conforme analisado pelo Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
A ideia é que esse número chegue a 20% até o final de 2022 e, recentemente, são aproximadamente 800 a 850 instituições da área.
Ainda em relação a pesquisa da PwC Brasil ficou constatado que 76% dos participantes tiveram um aumento do desejo dos associados pelos ESG e 51% entendem que incluir estas práticas atrai e mantém os associados presentes.
Leia também:
A especialista da área de cooperativas de crédito da PwC, Elisa Simão, revelou que um destaque do levantamento foi o fato de 98% dos participantes concordarem com as obrigações legais do Banco Central que analisa os perigos sociais e ambientais antes de oferecer os créditos. O acesso ao crédito rural, por exemplo, foi estudado pelo BC para que fossem firmadas regras sobre a concessão.
PwC ainda revela que o monitoramento é analisado e que neste cenário 72% dos entrevistados tem um olhar direcionado para as ações ambientais dos associados, 74% seguem, não totalmente, as ações voltadas para o ambiental, e 78% possuem produtos para incentivar propostas socioambientais.
De acordo com Simão, “estas instituições têm um papel de protagonismo quando pensamos no agronegócio, em grupos profissionais, como as cooperativas da área médica, por exemplo, e meio urbano, como fomentadoras de médios e pequenos empreendimentos.” As cooperativas de crédito também têm focado em questões sociais direcionadas para a inclusão e educação financeira.
“Quando falamos de ESG estamos falando de um longo processo e a pesquisa traz uma sinalização positiva de que as cooperativas de crédito já estão nessa jornada”, revela Elisa.
Fonte: Valor Econômico