logo-rodape

Consultoria

Construir valor comercial a partir da sustentabilidade.

Entenda como funciona

.01

Diagnóstico

O primeiro grande desafio para desenvolver nosso programa ESG é estabelecer um terreno comum em que a organização e seus principais stakeholders possam concordar sobre a definição de ESG e sua respectiva importância. Uma abordagem top down pode facilitar o processo de implantação de ESG, com estudo de cultura alinhada com as prioridades do negóc
Feita a definição do time responsável pela implantação do programa de ESG, passa-se ao processo de mapeamento, feito por meio de uma abordagem sistemática que visa identificar, avaliar e responder aos riscos e oportunidades relacionados à ESG nas operações de negócio. O mapeamento é feito por meio de frameworks já estruturados, que permitem não somente um levantamento interno, mas a comparação com outras companhias também adotantes do mesmo framework. Nossa consultoria trabalha com os principais frameworks do mercado.
A realização de uma avaliação sólida passa por uma compreensão da materialidade relativa a cada tópico selecionado importante pela organização. Ainda, integramos um exercício de benchmarking à avaliação para vislumbrar a maturidade ESG dos pares do mercado e analisar os desafios, oportunidades e práticas seguidas pelas lideranças do setor.

.02

Plano de ação

Nessa etapa, estipulamos KPIs e metas para medir e avaliar o desempenho ESG a curto, médio e longo prazo. Recomendamos que a elaboração do plano de ação seja segmentada para facilitar o seu desenvolvimento, a começar pela criação de uma lista abrangente de tópicos materiais.
Passa-se, então, a debater com os principais stakeholders e com a equipe ESG como obter uma perspectiva mais ampla sobre as questões que são preocupantes e têm impacto nos negócios. O método de levantamento pode ser realizado por variedade de formas, como grupos de foco, entrevistas e pesquisas, com coleta de informações de todos os envolvidos. Aqui, colocamos os dados elencados em contexto e definimos as metas ESG que serão buscadas, quais das ações já existentes serão aprimoradas e em que prazo esses planos serão desenvolvidos. Construímos, assim, agendas temáticas que farão diferença no negócio!

.03

Engajamento

A fase de engajamento é essencialmente importante em nossa consultoria para disseminar as mudanças culturais e as novas ações da organização aos stakeholders.
Dado que ESG não impõe nenhum resultado particular, criar um senso de propósito, estabelecer metas ambiciosas e transformadoras tendem a promover a adesão dos envolvidos. Na prática, criamos comitês temáticos, fazemos treinamentos e rodadas de conscientização.

.04

Comunicação

Os grupos de interesses buscam sinais que os ajudem a tomar melhores decisões de investimento e reduzir o risco com suas carteiras sustentáveis, de modo que um fator decisivo na comunicação ESG será como valores são agregados aos negócios. Ainda, mostrar o impacto, o propósito social e o progresso em relação aos compromissos de sustentabilidade influencia o sentimento entre os stakeholders e determina muito a reputação da marca, sendo, portanto, a comunicação é um dos componentes mais importantes para uma estratégia ESG.
Por isso, fazemos levantamento de benchmarking, criamos o storytelling e ajudamos a estruturar a estratégia de divulgação do relatório anual e outras ações envolvendo ESG.