Renault investe 500 milhões de euros em economia circular

Renault investe 500 milhões de euros em economia circular
O Grupo Renault anunciou a criação de uma unidade de negócios voltada para a economia circular: a The Future Is NEUTRAL

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O Grupo Renault anunciou a criação de uma unidade de negócios voltada para a economia circular: a The Future Is NEUTRAL. A nova empresa irá atuar em toda a cadeia produtiva do setor automotivo, visando desenvolver soluções tecnológicas e industriais. 

Um carro novo possui apenas 20% a 30% de materiais reciclados. No entanto, esse mesmo veículo é constituído por 85% de materiais recicláveis. Ou seja, ainda é pouco explorado o potencial da economia circular na indústria automotiva. 

O intuito da unidade de negócios é mobilizar uma rede de subsidiárias e parceiros para coletar peças, materiais e baterias oriundos de desmanches de veículos, refugos industriais e oficinas, durante todo o ciclo de vida do automóvel. 

A pretensão é alcançar um faturamento superior a 2,3 bilhões de euros e uma margem operacional superior a 10% até 2030.

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Para essa finalidade, a Renault irá investir 500 milhões de euros na criação da subsidiária e abrirá uma parcela minoritária de seu capital para investidores externos, para dar conta do volume investido. 

O CEO do Renault Group, Luca de Meo, diz que “A missão da The Future is Neutral é expandir suas atividades com planos estratégicos ambiciosos e novas perspectivas de mercado, oferecendo  soluções de reciclagem em ciclo fechado, ou seja, do automóvel para o automóvel. Estamos acelerando a economia circular“. 

Ele ressalta que a indústria automotiva tem enfrentando desafios climáticos, novas exigências regulamentares e tensões cada vez maiores em relação aos recursos naturais. 

A nossa ambição é fazer com que a reciclagem entre em uma nova era, para nos tornarmos o líder europeu da economia circular na indústria automotiva”, disse De Meo.

Organização interna 

A unidade The Future Is NEUTRAL tem base na subsidiária Gaia, empresa que atua com reparação de baterias, coleta e reutilização de peças e reciclagem de materiais provenientes de veículos em fim de vida (VFV), na cidade francesa de Flins.

Junto com a Suez, seu parceiro de referência, esta unidade também controla duas empresas: a Indra, líder em tratamento de VFV na França, que conta com mais de 370 centros conveniados, e a Boone Comenor, especialista em reciclagem de refugo de metais provenientes da indústria.

A The Future Is NEUTRAL também oferece uma solução de consultoria na área automotiva, como treinamentos dedicados à economia circular, com o suporte do campus da Indústria Circular da Mobilidade (ICM) em Flins, dentro do projeto da universidade da empresa do grupo, a ReKnow University.

Os valores dos materiais devem ser mantidos 

A intenção da The Future Is NEUTRAL é manter o valor das peças e materiais pelo maior tempo possível, para que as montadoras possam de automóveis aumentem o uso de materiais reciclados provenientes da indústria automotiva para a produção de novos veículos em longo prazo. 

O CEO da The Future Is NEUTRAL, Jean-Philippe Bahuaud, reforça que “no setor automotivo, o primeiro recurso subexplorado é o próprio carro, que é composto de mais de 85% de metais e plásticos”. 

Ele completa: “Nossa empresa conta com o know-how para converter este potencial em novas alavancas de crescimento e encaminhar a indústria automotiva para a neutralidade de recursos, extraindo a maior quantidade possível de materiais de cada veículo para produzir um novo modelo.”

Fonte: Exame

Autor(a): Fernanda Bastos