A sigla ESG (Environmental, Social and Governance), cada vez mais popular no cenário corporativo, representa um crescente movimento de preocupação do mercado como um todo com os fatores ambiental, social e de governança. Tal crescente pode ser justificada na contemporaneidade não apenas pela maior conscientização em relação a estes temas, como também pelas diversas vantagens oriundas da sua implementação no contexto empresarial.
As empresas que prezam pela adoção de práticas voltadas à preservação do meio ambiente, como a diminuição da emissão de carbono, a preservação da biodiversidade, qualidade da água, dentre outros fatores, por exemplo, costumam galgar uma melhor reputação no mercado, haja vista a unificação das discussões sobre preservação do meio ambiente e utilização de práticas menos nocivas a este no cenário econômico e social da atualidade.
Outro fator importante a ser considerado é o social, pois o incentivo a práticas que abarquem a preocupação com este viés, como políticas inclusivas e iniciativas de enfrentamento à discriminação, bem como aquelas que favoreçam a diminuição de desigualdades (racial, étnica, de gênero, etc.), mostra-se de suma importância para a sociedade contemporânea. Tal estímulo reflete diretamente no desempenho das empresas e na sua reputação, tendo em vista uma melhoria do ambiente de trabalho e das relações internas e externas, tornando o ecossistema de trabalho mais acolhedor e saudável.
Pode-se elencar, ainda, uma vantagem econômica ligada ao aumento da confiabilidade no mercado como um todo ocasionado pela valorização das práticas de governança corporativa. Empresas que elaboram e seguem regras claras de organização e respeito aos valores sociais costumam ser mais bem vistas no mercado e perante a Administração Pública. Assegurar a transparência organizacional através da definição e aplicação de regras claras para o combate a práticas delituosas e corrupção são medidas que vêm sendo muito bem-vistas pelos investidores e influenciam positivamente nesse sentido.
É possível apontar, ainda, a influência positiva aos consumidores que direta ou indiretamente acabam por ser beneficiados com a melhor eficiência das empresas, bem como acabam por valorizar ainda mais as questões ambientais e sociais no momento de suas escolhas. A tendência do mercado de consumo atual mostra que a escolha dos consumidores por empresas preocupadas com a experiência do cliente e com fatores como sustentabilidade, privacidade, por exemplo, costuma ser maior do que em relação àquelas que não demonstram tais preocupações.
Por fim, cumpre indicar o fator de atração e retenção de novos talentos para a empresa. Empresas com um bom nível de organização e valorização profissional possuem maior admiração dos colaboradores, sendo tal fator de suma importância não só para a atração como também para a manutenção de pessoas talentosas dentro das empresas.
- Por: Luiz Sergio Miranda Silva Urtubeny Filho
_____________________________
PLAN A ACADEMY. Why is ESG important for companies and investors? 2021. Disponível em: https://plana.earth/academy/why-esg-important-companies-investors/. Acesso em: 22 mar. 2022.
HALF, Robert. Robert Half Talents Solutions. ESG: o que é e quais são suas vantagens para a empresa. 2021. Disponível em: https://www.roberthalf.com.br/blog/tendencias/esg-o-que-e-e-quais-sao-suas-vantagens-para-empresa-rc. Acesso em: 22 mar. 2022.
SPHERA. What Is ESG Reporting, and Why Is It Important? 2021. Disponível em: https://sphera.com/glossary/what-is-esg-reporting-and-why-is-it-important/. Acesso em: 22 mar. 2022.