Uma nova Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo (CESEE) será criada pela OAB-CE – Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará após a tomada de decisão durante reunião do Conselho Seccional. A criação é inovadora na região e visa dar mais respostas sobre sustentabilidade e empreendedorismo.
Ela contará com Jackes Araújo como presidente e terá como um dos propósitos a realização de colaborações com empresas do município e do estado do Ceará. A ideia com a ação é mostrar às pessoas uma forma de se desenvolver economicamente com as iniciativas sustentáveis sempre em mente.
Segundo Araújo, “diferentemente de outras comissões já existentes, a proposta do projeto de sustentabilidade vai ter um foco um pouco diferenciado, porque não visará apenas o cumprimento da lei ambiental, vai enxergar também o ‘pôr em prática’ das instituições”. A grande novidade da comissão é a vontade de ter respostas para as principais questões sobre o assunto.
Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável foi definido e passado adiante como o modo responsável de utilizar os recursos, como reforça o advogado. Segundo ele, o entendimento nasceu da Comissão de Brundtland, em 1980, no entanto, outros especialistas da área entendem que veio de uma ideia oriunda do mercado.
A Comissão vem também para ser uma ferramenta de educação em relação ao progresso econômico balanceado com as questões do meio ambiente. “Quando falamos em sustentabilidade, a ideia é que possamos levar às empresas essa educação. A Comissão não está na contramão da proteção da natureza. Quando falo de ESG, por exemplo, estou falando de ambiental, social e governança”, reforça. A sigla ESG refere-se a práticas ambientais, sociais e de governança. Acontecerão ainda reuniões para planejar os propósitos e metas e próximos passos com relação a parcerias.
Fonte: O Povo