ESG ganha espaço nas empresas latino-americanas

ESG ganha espaço nas empresas latino-americanas
O número de organizações latino-americanas que adotaram ou aceleraram estratégias de sustentabilidade nos últimos meses chegou a 69%.

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Um estudo realizado pela empresa de tecnologia SAP, que possui mais de 400 executivos nos mercados da Argentina, Brasil, Colômbia e México, revela que as questões relacionadas à sustentabilidade vem crescendo em ritmo acelerado na pauta de empresas latino-americanas. 

Segundo a pesquisa denominada “Sustentabilidade na Agenda das Lideranças”, o número de organizações da América Latina que adotaram ou aceleraram estratégias de sustentabilidade nos últimos meses chegou a 69%, sendo que em 2021 o número era de 46%. 

O documento diz que: 

Algumas decidiram passar por esse processo movidas por uma profunda convicção sobre a contribuição que poderiam dar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Outras foram motivadas pelas demandas de clientes, funcionários e cadeias de suprimentos e pelo consequente impacto que isso teria em suas reputações. De qualquer forma, a verdade é que as empresas da região iniciaram um caminho cuja trajetória e projeção é importante conhecer”. 

Das empresas consultadas, 63% apontam que as ações relacionadas à Igualdade, Diversidade e Inclusão (D&I) estão no foco das estratégias de ESG. Na sequência, aparece a cadeia de valores socialmente responsáveis, redução da pegada de carbono, preparação da força de trabalho e economia circular. 

Os índices podem indicar que a pauta de diversidade vem se apresentando como uma abertura para que os executivos abordem outros pilares da Agenda ESG dentro das companhias, de acordo com o estudo. 

 “O peso das ações sustentáveis pode ser complexo, e muitas empresas iniciam suas estratégias trazendo todos os atores para a mesa de conversa, primeiro abordando questões de D&I e depois podendo levantar questões como mudanças climáticas ou economia circular”.

Mais um dado relevante apresentado tem relação com o estímulo das empresas ao implantarem ESG em suas agendas. Possuir uma estratégia de sustentabilidade que faça parte do propósito da empresa ou aspectos relacionados à imagem da organização é o maior estímulo entre elas (63%). 

De qualquer forma, os números apresentados são promissores e ajudam a reforçar a crescente relevância das práticas ESG no mundo corporativo.

Fonte: Exame