A Pesquisa Nacional sobre Práticas Sustentáveis e Aplicação das Dimensões ESG nas Organizações 2025, realizada pelo Instituto ADVB de Responsabilidade Social e Grant Thornton Brasil, explicita a disposição das organizações brasileiras em assumir compromissos com o desenvolvimento sustentável dentro de suas iniciativas ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), com benefício para atuação da própria empresa e de suas cadeias de valor à medida que contribuem para melhorar a imagem institucional, o relacionamento com os clientes e o engajamento dos colaboradores.
Contudo, o balanço ainda registra uma assimetria entre intenção e prática, mesmo tendo o ESG status de imperativo estratégico para os negócios no mercado brasileiro.
Um dos destaques da pesquisa é a afirmação de que as atividades sustentáveis fazem parte da visão estratégica das empresas para 91% dos respondente, por diferentes motivos, como serem identificadas como empresas-cidadãs (52,5%), melhorar a imagem institucional (48,7%), fortalecimento da relação com os clientes (44,8%), atendimento de compliance regulatório (38,4%) e corresponder à demanda de cliente e/ou instituição financeira (28,2%).
CONFIRA O ARTIGO NA ÍNTEGRA: Pesquisa retrata avanços e recuos do ESG