Governo deve lançar títulos públicos com selo ESG no mercado internacional; entenda

Governo deve lançar títulos públicos com selo ESG no mercado internacional; entenda
O presidente do país passa a possibilitar a emissão do primeiro título público com selos verdes, também conhecido como selo ESG.

Share This Post

Um decreto presidencial foi divulgado através do Diário Oficial da União (DOU) pelo Governo Federal no último dia 18 de maio. Nele constava a criação de um Comitê de Finanças Sustentáveis Soberanas.

Com isso, o presidente do país passa a possibilitar a emissão do primeiro título público com selos verdes, ou melhor, com selos ESG (voltada para o ambiental, social e governança corporativa).

Dessa forma, o Comitê ficará responsável por instituir regras para divulgação de títulos públicos sustentáveis. Estas normas servirão como um molde para governança na emissão de títulos, revela o Tesouro Nacional.

É uma atuação do país que visa divulgar papéis públicos conectados à agenda de desenvolvimento sustentável.

LEIA TAMBÉM:

Outras nações como França, Itália, Holanda, Colômbia, Chile e Alemanha já possuem um sistema de governança com o mesmo modelo por conta da relevância das trocas feitas entre quem emite o título e os órgãos setoriais que estão envolvidos nos projetos. 

O Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, revelou que a captação do primeiro título verde e a absorção dele ocorrem apenas entre os meses de setembro e novembro. 

A ação do Governo, segundo o Tesouro, destaca o empenho do Brasil para estar alinhado com as ações de sustentabilidade, com o aumento da valorização do tema por parte dos investidores não residentes e está ligado ao crescimento de títulos temáticos. 

Fonte: Money Times

Autor(a): Pasquale Augusto