logo-rodape

Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 tem recorde de participantes

Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 tem recorde de participantes
As 70 empresas que integram a 18ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) pela B3 foram reveladas.

Share This Post

Anunciadas as 70 empresas que integram a 18ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) pela B3. Estas representam uma diversidade de 37 setores econômicos, acumulando um valor de mercado conjunto de R$ 2.284.925.576.178,56 trilhões. Esse montante equivale a 54,24% do valor total de mercado das empresas com ações negociadas na B3, conforme registrado no fechamento de 29/12/2022.

Comparativamente, a carteira do ISE B3 de 2022 incluía 47 empresas, evidenciando um notável crescimento. O destaque deste ano foi o estabelecimento de um novo recorde no número de participantes no processo de seleção do ISE B3, com a adesão de 183 empresas. 

Esse aumento significativo representa um incremento de 38% em relação às 133 empresas participantes em 2021. Dentre essas, 83 se qualificaram como elegíveis, marcando um acréscimo de 10 em comparação com as 73 registradas no ano anterior.

Além disso, as restantes 100 empresas responderam ao Simulado ISE B3, uma opção de acesso gratuita para empresas abertas e fechadas. Este simulado oferece às companhias a oportunidade de utilizar o questionário como referência de boas práticas, consolidando o comprometimento com as diretrizes de sustentabilidade.

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa destaca comprometimento das indústrias com medidas de sustentabilidade

Indústria da moda, impacto ambiental e social e necessidade do ESG

Inaugurado em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desempenhou um papel pioneiro ao tornar-se o quarto índice global dedicado à sustentabilidade. Sua proposta consiste em compilar, em uma carteira teórica, as empresas de capital aberto que adotam as melhores práticas sustentáveis. 

Essas empresas, de forma voluntária, submetem-se a um processo de seleção minucioso, avaliando seu desempenho em diversos aspectos relacionados à sustentabilidade.

De acordo com a B3, o ISE fornece informações cruciais que auxiliam as empresas a avaliarem suas trajetórias no contexto da sustentabilidade. Além disso, os investidores que adotam esse indicador como critério de alocação de recursos encontram nele uma ferramenta valiosa para orientar seus investimentos.

Veja quais são as empresas que compõem o ISE 2023

Aeris, AES Brasil Energia, Aliansce Sonae, Ambev, Ambipar, Americanas S.A., Arezzo, Azul, B3 S.A., Banco do Brasil, Banco Pan, Bradesco, Braskem, BRF, BTG Pactual, CCR, Cemig, Cia Brasileira de Alumínio, Cia Brasileira de Distribuição, Cielo, Cogna Educação, Copel, Cosan, CPFL, CTEEP, Dexco, Diagnósticos da América, Ecorodovias, EDP, Eletrobrás, Eneva, Engie, Fleury, Gafisa, Grendene, Guararapes, Hypera, Iochpe Maxion, Irani Papel e Embalagem, Itaú Unibanco, Itausa, Klabin, Light, Lojas Renner, M. Dias Branco, Magazine Luiza, Marfrig, Minerva, Movida, MRV, Natura, Neoenergia, Raia Drogasil, Raízen, Rede D’or, Rumo, Sanepar, Santander, Santos Brasil, Sendas, Simpar, SLC Agrícola, Suzano, Telefônica, Tim, Usiminas, Vamos S.A., Via, Vibra e Weg.

Fonte: Exame

Autor(a): Marina Filippe