KPMG revela que 75% das empresas do mundo não atendem às novas regras ESG

KPMG revela que 75% das empresas do mundo não atendem às novas regras ESG
O estudo revelou que apenas 25% das empresas estão adequadamente preparadas para atender a essas novas exigências ESG.

Share This Post

De acordo com um relatório recente da KPMG, publicado no dia 26 de setembro, 75% das empresas globais não estão preparadas para a auditoria externa de seus dados ambientais, sociais e de governança (ESG), mesmo com as novas regulamentações prestes a entrar em vigor.

Regras mais rigorosas estão sendo implementadas na União Europeia, Estados Unidos e em todo o mundo, justamente a tempo dos relatórios de 2024, a fim de substituir uma variedade de práticas voluntárias no setor privado. Essas medidas visam garantir que as empresas listadas forneçam divulgações climáticas mais consistentes e robustas.

Os reguladores argumentam que a auditoria externa dos dados relacionados à sustentabilidade, embora não tão abrangente quanto a auditoria financeira, desempenha um papel crucial na garantia de informações transparentes para os investidores. Isso é fundamental para evitar a prática de greenwashing, na qual alegações ambientais enganosas são apresentadas aos investidores.

As regras da UE estipulam que as divulgações relacionadas à sustentabilidade devem passar por auditorias, e países que adotam os requisitos do Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade também podem impor verificações externas.

LEIA TAMBÉM:

Variantes do greenwashing e seus impactos contra os pilares ESG

ESG como estratégia de expansão comercial

No entanto, de acordo com um estudo da KPMG que entrevistou 750 empresas, apenas 25% delas consideram que estão adequadamente preparadas para atender a essas novas exigências.

Estar pronto para garantia ESG significa identificar a estrutura regulatória relevante e ter as métricas corretas com sistemas, processos, controles e governança robustos para coletar e gerenciar os dados”, disse Larry Bradley, Chefe Global de Auditoria da KPMG. 

O Índice de Maturidade de Garantia ESG da KPMG analisou as perspectivas de executivos e membros do conselho de administração em diversos setores, regiões e tamanhos de empresas, com o objetivo de avaliar o nível de preparação das empresas em relação às questões ESG.

Fonte: Reuters