Uma das maiores varejistas de moda no Brasil, a Renner, lança uma nova coleção de peças em jeans produzidas com algodão com certificação socioambiental e rastreadas com a tecnologia Blockchain.
A iniciativa é uma parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), através do programa SouABR (Sou de Algodão Brasileiro Responsável).
A Abrapa iniciou o desenvolvimento da coleção de jeans femininos rastreáveis por blockchain no ano passado.
São oito modelos femininos à venda no e-commerce e em lojas físicas da Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.
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O presidente da Abrapa, Alexandre Pedro Schenkel, declara que “há mais de dez anos, a Abrapa vem estruturando suas frentes de atuação para garantir a oferta de uma fibra de alta qualidade, produzida com responsabilidade socioambiental e que tenha sua origem rastreável.”
“Ficamos muito felizes e orgulhosos em ter a Renner como marca pioneira nesta missão, iniciando uma nova jornada em prol da sustentabilidade das marcas de moda”.
Certificação ABR
A certificação socioambiental ABR pode ser obtida pelas fazendas de algodão após passarem por auditoria de órgãos terceiros — com acreditação internacional — sendo necessário cumprir mais de 180 pontos de verificação.
Entre eles, estão: contrato de trabalho obrigatório e condições dignas para os trabalhadores, além de veto a discriminação, boas práticas de preservação e o cumprimento de 100% das leis ambientais brasileiras.
Explicando a rastreabilidade
A tecnologia de rastreabilidade digital desenvolvida pela Abrapa tem como objetivo garantir transparência sobre a origem e a trajetória de cada peça, dando ao consumidor a possibilidade de acompanhar todo o processo de produção: desde a fazenda que cultiva a matéria-prima passando pela fiação, tecelagem ou malharia, confecção e varejo.
Após a inserção no sistema, as informações são criptografadas e não podem ser alteradas. Todas as informações podem ser acessadas por meio da leitura de um código QR impresso nas etiquetas, que leva o consumidor a uma página (landing page).
“Queremos ser um agente de transformação do setor de moda”, completa o gerente-geral de sustentabilidade da Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.
Fonte: EXAME