Nos últimos anos, as questões ambientais e sociais ganharam amplo espaço em debates no mundo corporativo. O setor de varejo vem acompanhando essas pautas e tem seguido um caminho de transformações com as novas tendências.
As práticas ESG (ambiental, social e de governança, em português) é um dos pontos em mais ascensão no varejo mundial. A sigla busca avaliar a maneira como as companhias se comportam com relação a projetos ambientais, sociais e de governança corporativa, indo além da geração de lucros. Ou seja, é metrificar o quão elas estão comprometidas com um futuro mais sustentável, assim como as pessoas responsáveis por liderar essas organizações.
Fator Ambiental
O “E” do ESG está atrelado aos fatores ambientais. Os tópicos avaliados nesse pontos são:
- Emissão de gases poluentes e a transparência que a empresa cumpre esse quesito
- Reciclagem;
- Apoio ao uso de energias renováveis;
- Contribuição a fundações e iniciativas ambientais;
Entre outros.
Fator Social
Já o “S” possui foco em pessoas, olhando para a cultura da empresa, de que maneira ela se porta frente aos seus colaboradores e quaisquer pessoas com as quais ela mantenha relação.
Nesse fator, pode-se destacar pontos como:
- Tratamento dos funcionários, remuneração, benefícios e vantagens que a empresa oferece;
- Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores;
- Políticas de incentivo à diversidade;
- Projetos de inclusão social;
- Diversidade e inclusão nos processos seletivos e nas premiações da empresa.
Entre outros.
LEIA TAMBÉM:
Fator Governança
Por fim, a governança corporativa está atrelada ao conselho administrativo das companhias e a relação entre acionistas e gestão.
De maneira geral, este fator analisa como a empresa é administrada, como são tratados os incentivos corporativos e como isso tudo se alinha aos bons resultados da companhia.
Alguns tópicos importantes:
- Diversidade e inclusão no conselho administrativo;
- Transparência nas ações dos acionistas da empresa e dispor de um histórico com tudo que já foi realizado;
- Auditorias;
- Remuneração vinculada a métricas que impulsionam o valor do negócio.
Entre outras.
O varejo colhe os bons frutos da notoriedade que o ESG vem ganhando frente ao setor, o que é extremamente importante para o mercado e às pessoas. O setor está se tornando cada vez mais diverso, igualitário, social e ambientalmente mais consciente.
É importante destacar que não existe uma fórmula mágica para conquistar êxito com o ESG. Cada elemento que o constitui tem seu peso e impacto diferentes para cada tipo e tamanho de empresa.
Diante disso, é um caminho a ser percorrido com calma, dando um passo de cada vez. Assim, lembre-se que, quanto antes começar, melhor.
Fonte: G1 Globo
Autor(a): ACIC