A diversidade e a inclusão estão totalmente ligadas à inovação no ambiente corporativo. Um estudo global da McKinsey & Company apontou que as empresas que adotam a diversidade saem na frente em inovação e colaboração.
1. O que é o fator ‘S’ do ESG?
O ‘S’ (Social) em uma empresa está vinculado a focar em pontos ligados aos direitos humanos, diversidade da força de trabalho, inclusão e ampliação das relações com comunidades, para além de questões meramente financeiras.
2. Como construir uma agenda ESG dentro de uma empresa?
O primeiro passo é garantir o total engajamento dos líderes envolvidos. A popularização das práticas ESG trouxe preocupação com a efetividade das ações.
Muitas empresas atualmente acreditam que estão praticando ESG, mas na prática o que fazem é simplesmente filantropia, ou seja, ações que não são de impacto e que não têm solidez. A orientação é que as empresas interessadas em aderir aos princípios devem, antes de qualquer atitude, criar um comitê interno, cujo primeiro passo será disseminar o tema internamente e ir a fundo.
A partir dele, a empresa consegue criar indicadores que serão mapeados e monitorados. Essa é a etapa fundamental para quem vai planejar a inserção dos critérios ESG, que mostrarão ao público externo que, além de produzir e movimentar a economia, a organização também promove benefícios sociais e ambientais.
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3. Como funciona na prática a implementação de ações voltadas à Diversidade
As consequências vistas pelas organizações que prezam pela adoção de práticas de viés social, como políticas inclusivas e iniciativas de enfrentamento à discriminação. É uma alteração direta no ambiente de trabalho, tornando-o mais acolhedor e saudável.
As ações trazem, ainda, influência positiva aos consumidores que acabam por valorizar ainda mais as questões ambientais e sociais no momento de suas escolhas. Por fim, a atração e retenção de novos talentos, como também a manutenção dessas pessoas dentro das empresas, deixa o ambiente de trabalho mais feliz.
4. Como construir uma empresa com mais diversidade?
É fundamental a fomentação de novas ideias, colaboração de todos os funcionários e recursos, tempo e incentivos para inovar. Defina objetivos macros e aprofunde o mapeamento, tendo um entendimento 360º, para que seja criado um plano para um espaço mais inclusivo.
Segundo o levantamento da McKinsey & Company, empresas mais diversas têm funcionários com predominância do seguinte perfil:
- 11% tendem a mostrar sua real identidade no trabalho, o que estimula a cooperação;
- 152% de chance de afirmar que se sentem seguros de propor novas ideias;
- 76% de chance de informarem que a organização se preocupa mais com a experiência do consumidor e o feedback fornecido pelos clientes.