Após alguns anos complicados para a economia brasileira e para a população em geral – em decorrência da pandemia da COVID-19 – muitas modificações passaram a fazer parte da rotina dos indivíduos e das empresas. Alguns temas foram popularizados e ganharam destaque durante este período, trazendo um olhar mais aprofundado para questões sociais, ambientais e governança, ou seja, para a agenda ESG.
Pensando na força das práticas, as instituições, em especial as de pequeno e médio porte, têm incluído com mais frequência as ações que dizem respeito à tríade, a exemplo da reciclagem dos produtos e da contratação justa.
Com isso algumas empresas acabam ganhando o selo de empresa B, definidas pelo Sistema B – organização que realiza as classificações – como aquelas que “equilibram propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. São empresas que buscam ser melhor para o mundo e não apenas as melhores do mundo.”
Atuando dessa forma, elas atraem os olhares dos consumidores que atualmente optam apenas por empresas responsáveis e comprometidas com a sustentabilidade e com os direitos humanos. Outro grupo bastante interessado em conhecer mais sobre as ações ESG das empresas são os investidores.
Leia também:
Investidores e ESG
De acordo com o Sistema B, 86,5% das empresas certificadas do tipo B são de pequeno ou médio porte. O número pode ser explicado principalmente se pensarmos que a nova geração possui valores bem estabelecidos e os leva para todos os setores de sua vida, o que inclui seus negócios.
Outro ponto levantado diz respeito aos investimentos já comprovados que as empresas em conformidade com as práticas ESG tendem a receber. Isto porque o assunto é importante para os fundos de investimentos e ao entender o momento atual global, os investidores acabam escolhendo as instituições que possuem confiança nas ações.
Antes mesmo de realizar qualquer investimento as empresas são estudadas e avaliadas para então serem escolhidas.
Como colocar em prática?
Para dar o primeiro passo para o caminho das ações ESG diversos pontos precisam ser levados em consideração. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento de um time qualificado e diverso que irá ajudar as empresas com as implementações.
O Práticas ESG é uma matriz que atua realizando consultorias personalizadas, passando desde o diagnóstico da empresa até a criação de um plano de ação e o processo de comunicação dessas atividades.
Para conhecer melhor sobre os serviços oferecidos entre em contato pelo link.