logo-rodape

Agenda 2030, ESG e novo governo: fique por dentro das ações a serem desempenhadas para concretização das metas

Agenda 2030, ESG e novo governo: fique por dentro das ações a serem desempenhadas para concretização das metas
A coordenação da Agenda 2030 é feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa beneficiar as áreas sociais, econômicas e ambientais.

Share This Post

Nascida após acordo realizado em 2015, a Agenda 2030 atua como um plano de ação, que conta com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e 169 metas a serem cumpridas pelos membros, a fim de garantir o bem-estar e as melhorias de forma geral. O Brasil é um dos 193 países integrantes do acordo e possui objetivos para os próximos anos, que ainda que indiretamente, também se relacionam com os princípios ESG. 

A coordenação da Agenda 2030 é feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa beneficiar as áreas sociais, econômicas e ambientais. Segundo análise entregue pelo Relatório do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil, o Brasil regrediu nos últimos anos em cerca de 65% em relação às metas. 

Caso não realize mudanças significativas na forma como lida com os assuntos pode acabar não atingindo o esperado até a data estabelecida. Visualizando este cenário, o novo governo que tem Luiz Inácio Lula da Silva como presidente, trouxe novas ideias a serem concretizadas.

Propostas 

Por meio do “Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil Lula Alckmin 2023-2026” – plano de governo divulgado em 2022 – o atual presidente revelou que possui compromissos com a “igualdade, da democracia, da soberania e da paz; com o desenvolvimento econômico sustentável com estabilidade; com a justiça social e inclusão com direitos, trabalho, emprego, renda e segurança alimentar; com os direitos humanos, a cultura e o reconhecimento da diversidade; com a sustentabilidade social, ambiental, econômica e com o enfrentamento das mudanças climáticas”.

Com base nas falas proferidas e nas já conhecidas pretensões do partido, é certo reforçar que a agenda social e ambiental é uma prioridade. Um levantamento da empresa Systemiq destacou que o país pode atingir ainda a net zero – zerar as emissões de carbono – até 2030 se algumas atividades forem colocadas em prática, como:

  • Investigação e uso da bioenergia e agricultura sustentável; 
  • Restauração de hectares de pastos degradados que podem ser renovados para serem novamente produtivos; e
  • Uso de matriz energética com 75% (ou mais) vinda de fontes renováveis.
Agenda ESG

Agenda ESG

Criada em 2004 a agenda ESG é tida como um conjunto de ações realizadas por instituições privadas e públicas cujo objetivo é, além das vantagens internas, obter melhores resultados para o meio ambiente, para a população em geral (social) e de governança corporativa. 

Como destacado anteriormente, as ODS fazem parte da agenda 2030 e são levadas em consideração pelas nações para que atinjam os propósitos. Entre as 17 podemos citar: igualdade de gênero; educação de qualidade; fome zero e agricultura sustentável.  

As ODS são amplas e abordam mais temáticas, no entanto, se ligam com a tríade. Ao optarem por soluções mais sustentáveis, por exemplo, a nação está atuando em conformidade com os objetivos de desenvolvimento e também com a sigla E” (ambiental) do ESG

Os critérios ESG costumam ser aplicados com mais frequência pelo setor corporativo, seja por empresas de pequeno ou grande porte, o que não impede que instituições públicas também usufruem dos seus benefícios. 

O Práticas ESG é um exemplo de organização que oferece consultorias especializadas às instituições que desejam incluir as ações na rotina de forma adequada. É possível contar com o time multidisciplinar em todas as etapas do processo, desde o planejamento até a divulgação das atividades que costumam ser realizadas através de relatórios. Conheça mais sobre os serviços oferecidos acessando o site.