Afinal, o que é o ESG? Apesar de a sigla existir desde 2004 e de possuir uma grande relevância para as companhias, o tema ainda gera muitas dúvidas para a maioria das pessoas.
A sigla ESG abrange três dimensões importantes para o ambiente corporativo: meio ambiente (Environmental), responsabilidade social (Social) e governança corporativa (Governance).
Explicando a tríade
O “E” refere-se às práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente adotadas pelas empresas. Nesse quesito, as avaliações são sobre o uso responsável de recursos naturais, diminuição do impacto ambiental das atividades comerciais e a gestão adequada de resíduos e emissões de gases do efeito estufa.
Já o Social corresponde a maneira que as companhias interagem com a sociedade como um todo, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e comunidades locais.
Portanto, práticas como a promoção de diversidade e inclusão, fornecimento de produtos e serviços seguros e de alta qualidade, respeito aos direitos humanos, bem como contribuição para a melhoria da qualidade de vida das comunidades em que atuam, são pontos fundamentais para uma boa pontuação nesse tópico.
LEIA TAMBÉM:
- ESG e pequenas empresas: importância da agenda e como implantar?
- Formas de alinhar a atuação da área da saúde com o ESG
Por fim, a governança corporativa está atrelada à forma como as empresas são gerenciadas e como as decisões estratégicas são tomadas. São contemplados nesse quesito a transparência na divulgação de informações financeiras e operacionais, proteção dos direitos dos acionistas e garantia de que as atividades da empresa estejam em conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis e responsabilidade dos administradores.
De maneira resumida, ESG é uma agenda que reúne critérios que as companhias usam para avaliar seu desempenho social e ambiental, além de demonstrar compromisso com a sustentabilidade de uma gestão eficaz de riscos.
Como resultado, possuir uma boa pontuação no ESG significa principalmente duas coisas: clientes atentos às preocupações climáticas, por exemplo, optarão por adquirir produtos ou serviços de empresas que possuam o mesmo engajamento com a causa. E, um outro ponto, é que empresas íderes no ranking do ESG representam que elas têm valor mais elevado nas ações da Bolsa de Valores.
Empresas brasileiras referência em ESG
Uma pesquisa realizada no Brasil, divulgada pela empresa Humanizadas, considera a Titan Pneus a melhor empresas na questão de sustentabilidade e responsabilidade social. A Titan atua há mais de 11 anos no território nacional.
A empresa se demonstrou muito satisfeita com a divulgação desses resultados. O diretor da empresa, Edson Tebaldi, comemorou declarando:
“É um reconhecimento muito importante para a Titan e nos faz ter certeza de que estamos promovendo um impacto positivo na sociedade e no planeta.
Saber que nossos colaboradores, clientes e fornecedores nos deram essa chancela através da pesquisa nos enche de orgulho.”
Autor(a): Bruna Machado
Fonte: R7