AI Washing: entenda o termo e por que deve ser evitado

AI Washing: entenda o termo e por que deve ser evitado
O AI Washing está relacionado as afirmações falsas reveladas pelas empresas em relação ao seu comprometimento e a inclusão da tecnologia.

Share This Post

O AI Washing tem sido empregado com frequência pelo mercado e preocupado os especialistas da área. Entendido como um movimento a ser evitado por instituições privadas e públicas, segue o mesmo caminho do greenwashing que consiste em evidenciar pontos sustentáveis de uma empresa ainda que não atuem desta formal diariamente ou tenham medidas prejudiciais ao meio ambiente.

No entanto, o conceito de AI Washing está voltado para a tecnologia do momento, a Inteligência Artificial (IA), amplamente difundida em 2023 devido ao lançamento e popularização do ChatGPT que culminou na criação de outras ferramentas inteligentes semelhantes. A inovação forçou a movimentação de empresas, que se viram pressionadas para demonstrar conhecimento sobre o tema.

De maneira geral, o AI Washing está voltado para as afirmações falsas reveladas pelas empresas em relação ao seu comprometimento com a tecnologia e a inclusão destas ferramentas no dia a dia. 

Abaixo, reforçamos os perigos do AI Washing tanto para a instituição quanto para o desenvolvimento da agenda ESG no Brasil.

Conceito

Também conhecido como “Lavagem de IA”, a partir da tradução literal, o conceito é utilizado para definir a ação das empresas que afirmam utilizar ou conhecer a fundo a tecnologia, mas que na realidade, não a utilizam ou estão oferecendo informações exageradas sobre esse uso. 

Tendo em vista que a inteligência artificial é uma temática atual, que ainda provoca dúvidas e se encontra em processo de amadurecimento no país, é comum que empresas acreditem que estão fazendo uso da ferramenta para entrega dos produtos e serviços, quando não estão.

O AI Washing, portanto, refere-se a essa ação intencional ou não intencional da instituição. Também pode estar ligado a exageros na divulgação do que a IA utilizada oferece.

Como consequência, a medida é negativa tanto para a reputação da marca quanto para o financeiro, uma vez que as chances de investimentos e crescimento no mercado (após a divulgação dos acontecimentos) são reduzidas.

esg

Formas de evitar

Diante do exposto, é possível ressaltar a necessidade das instituições atuarem de forma realista em relação às medidas que insere, fugindo da superficialidade.  É relevante, ainda, que gestores, líderes e executivos obtenham conhecimento sobre as ferramentas antes de utilizá-las e disseminar seus atos. 

Com isso, é possível listar algumas medidas aplicáveis que evitam o AI Washing como:

  • Compreensão do que de fato é a IA e de como a empresa vem utilizando;
  • Construção de relatórios transparentes e com riqueza de detalhes referente ao uso de ferramentas e as metas concretizadas;
  • Suporte de especialistas da área de tecnologia (cientista e engenheiros de dados) e T.I que auxiliarão as empresas com as dúvidas e durante a fase de divulgação das ações.

Relevância do ESG e formas de aplicação

O ESG têm ganhado força e demonstrado sua importância, influenciando a decisão de investidores e consumidores. A agenda ainda atua como uma tríade essencial para instituições do mercado que buscam se destacar e reduzir os impactos negativos que oferece ao meio ambiente e sociedade. 

Conhecer cada um dos pontos, desde o tópico ambiental, social ou de governança, portanto, é essencial para que a empresa avance de forma completa e seja reconhecida pelas medidas que aplica. 

Dessa forma, inserir as ferramentas de IA de forma adequada, prezar pela ética durante o uso e se atentar às normas e definições que surgirem sobre a tecnologia (visto que uma legislação voltada para a utilização está sendo estruturada) é uma maneira da empresa evitar o IA Washing e trabalhar adequadamente com a sigla “G” (governança) da tríade. 

O uso adequado da ferramenta ainda é capaz de auxiliar com a aplicação das outras medidas, ajudando a empresa a reconhecer riscos de proteção de dados e analisar dados referente ao seu desempenho ambiental, por exemplo. 

Devido a sua complexidade, é comum que as empresas possuam dúvidas. Contar com o suporte de especialistas para adequação inicial e para manutenção das medidas no dia-a-dia é a melhor saída. Serão eles os responsáveis por analisar a situação atual da empresa (diagnóstico), elencar e pensar nas medidas (plano de ação), disseminar internamente as informações e realizar a mudança cultural (engajamento) e divulgar as medidas (comunicação).

O Práticas ESG, que está presente no mercado, oferece aos clientes o auxílio necessário para adequação e para que obtenham os resultados esperados com a tríade. Através do site é possível conhecer mais sobre a consultoria especializada oferecida pelo time e tirar as dúvidas sobre as ações.