No dia 24 de outubro comemora-se o aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU), também conhecido como o Dia da ONU. A entidade, que completa 78 anos em 2023, é uma das mais respeitadas internacionalmente e desempenha um papel fundamental para a garantia dos direitos humanos e para o alcance da paz mundial. O órgão ainda tem uma função importante para a construção do que é conhecido hoje como agenda ESG.
A comemoração da data, portanto, é uma forma de relembrar os feitos e momentos vividos pela organização e pelos mais de 193 Estados-membros. Também pode ser encarada como uma oportunidade para debate de assuntos urgentes cuja solução depende de todos os países, instituições e cidadãos, a exemplo da crise climática.
Separamos as principais informações sobre a entidade, o impacto que exerce mundialmente e a relação que possui com a tríade ESG.
Importância da data e histórico
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada em 1945 e possui como objetivo o debate – e interferência quando necessário – das principais questões da humanidade.
Por ser uma entidade internacional abrange temáticas enfrentadas por todas as nações sempre destacando temas como: segurança, preservação da paz, sustentabilidade, mudanças climáticas, direitos humanos, igualdade de gênero e mais.
Como organização, também incentiva que outros países se unam para criar soluções inovadoras e benéficas para a população e para resolução dos principais problemas atuais.
A escolha da data de comemoração da entidade está diretamente ligada à Carta da ONU, compreendida como a carta fundadora da organização redigida e assinada por representantes de 50 países distintos durante o último dia da Conferência sobre Organização Internacional.
Ainda que a assinatura tenha acontecido em 26 de junho de 1945, o órgão apenas entraria em vigor, oficialmente, em 24 de outubro do mesmo ano, quando a carta foi ratificada pelos países membros, a exemplo da França, Estados Unidos e China.
Para que os Estados participantes consigam trocar informações e tomar decisões são realizadas Assembléias Gerais. Também conseguem debater sobre os temas através do Conselho de Segurança e do Conselho Económico Social.
A entidade já desenvolveu uma série de medidas, assim como criou alguns programas ao longo de sua existência. Outra medida estruturada pela ONU, e que vem impactando os países e especialmente as empresas atualmente, é a agenda ESG.
Medidas ESG e impacto ao corporativo
O termo foi introduzido através de uma publicação (conhecida como Who Cares Wins) feita pelo Banco Mundial em parceria com o Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU) e outras instituições financeiras.
A criação da publicação surgiu a partir de uma cobrança de Kofi Ann, secretário-geral da ONU, que buscava obter respostas de cerca de 50 CEOs de instituições financeiras sobre como alinhar os ganhos com as medidas sociais, ambientais e de governança corporativa.
Com isso, a temática foi ganhando destaque, até chegar ao patamar atual. O caminho da agenda, portanto, está ligado à entidade internacional desde o começo.
Quando analisadas outras medidas propostas pela ONU, como os Objetivos de Desenvolvimento da ONU (tidos como metas globais a serem desempenhadas pelas nações) é possível perceber outra conexão.
Para o universo corporativo, as ações ESG (que vão desde a inserção de medidas para redução dos gases poluentes até a contratação justa e o debate sobre diversidade) figuram como um diferencial competitivo, destacando as empresas e oferecendo benefícios reputacionais e monetários.
Não obstante, é preciso que elas sejam verdadeiramente valorizadas pelas instituições a fim de que tragam benefícios duradouros para a população e para o meio ambiente.
O Práticas ESG atua no mercado para garantir a boa inserção das medidas por parte das instituições brasileiras. Por meio da atuação do time multidisciplinar e das consultorias personalizadas é possível visualizar as prioridades da empresa, conhecer seus valores e metas e traçar estratégias para atingir os objetivos. A presença da equipe durante todas as etapas, desde o diagnóstico até o plano de ação, engajamento e comunicação, permite que as medidas sejam verdadeiramente incorporadas a ponto da empresa ser reconhecida por elas. Acesse o site para conhecer mais sobre as soluções oferecidas.