logo-rodape

Emissões de GEE e IA: empresas realizam parceria ampliar medição

Emissões de GEE e IA: empresas realizam parceria ampliar medição
Instituições se reuniram para oferecer às empresas medidas que levem a uma melhor medição dos gases GEE, criação de relatórios e divulgação. 

Share This Post

A instituição Diligente, reconhecida por ser líder em GRC SaaS e a Clima Manifesto (Manifest Climate) – plataforma líder voltada para gestão de riscos climáticos a partir da inteligência artificial (IA) – se reuniram para oferecer às instituições medidas que levem a uma melhor medição, criação de relatórios e divulgação das informações climáticas. 

A ação foi tomada a partir da ação prévia da empresa Diligente com soluções ESG e com a estruturação de relatórios do conselho que auxiliam as instituições a automatizar a coleta, checagem e divulgação de informações sobre as emissões de gases do efeito estufa, também conhecido como gases GEE.

Com o uso da tecnologia baseada em IA da instituição Manifest as instituições conseguem verifica as brechas e o benchmarking automaticamente, a fim de se relacionarem com os requisitos regulamentares e ter uma percepção maior dos seus dados climáticos e como são vistos diante dos padrões existentes.

Para Amanda Carty, vice-presidente sênior e diretora administrativa de soluções estratégicas de mercado da Diligent, “as organizações enfrentam uma infinidade de novos requisitos de divulgação climática – um dos mais recentes é o SB 261 e o SB 253 da Califórnia, que exigirá relatórios ainda mais amplos do que a proposta pendente da SEC.” 

LEIA TAMBÉM:

ESG: Net Zero eleva o nível de exigência

Semana do Meio Ambiente 2023, poluição plástica e relação com a agenda ESG

“Esta parceria com a Manifest Climate oferece às organizações a oferta mais holística do mercado para melhorar o seu plano de ação climática, desde a recolha e medição de dados até à publicação de divulgações”, finalizou. 

A união entre as empresas garante ainda que as instituições estejam em conformidade com as medidas líderes do setor, reforçando assim que a exposição das informações climáticas estejam de acordo com os parâmetros globais. Com a solução vista pela parceria é possível:

  • Empresas percebam brechas e chances em divulgações e gestão climática. Também conseguem ter acesso a formas de boas práticas e itens de ação inspirados em dados para dar mais um passo em relação às divulgações de clima.
  • Empresas podem utilizar a IA para checar se estão alinhadas as divulgações climáticas e gerenciamento em diversas estruturas, assim como benchmark contra pares e líderes.
  • Possibilidade de automatização da coleta de dados auditáveis e limpeza, assim como da checagem e relatórios de mais de 2 mil combustíveis e atividades comerciais, especialmente as emissões de Escopo 1, 2 e 3.
  • Dá a chance de acessar 80 relatórios pré-criados e prontos para auditoria ou realizar painéis de relatórios personalizados para demonstrar o negócio em detalhes, dando aos executivos e presentes do conselho um storyboards para visualização.

Para Laura Zizzo, cofundadora e CEO da Manifest Climate, “à medida que o panorama da divulgação climática evolui, as organizações lutam para acompanhar as mudanças nas exigências dos investidores e dos reguladores.”

Continua destacando que “a tecnologia dá às equipas de sustentabilidade o poder de fornecer e executar um plano climático eficaz e levar as suas empresas a atingir metas de emissões líquidas zero, ao mesmo tempo que poupam tempo e reduzem custos. Estamos entusiasmados com a parceria com a Diligent para fornecer aos nossos clientes soluções holísticas para coletar, medir, relatar e divulgar dados climáticos.”

O Diligente ESG garante 167% de retorno sobre o investimento, especialmente uma redução, de aproximadamente 60 a 80%, no tempo de coleta, checagem e divulgação das emissões.

Também proporciona a diminuição dos custos de auditoria voltados para relatórios de emissões, conforme destacou o Total Economic Impact™ da Diligent ESG, estruturado pela Forrester Consulting em nome da Diligent.

Fonte: Esgnews