logo-rodape

Semana do Meio Ambiente 2023, poluição plástica e relação com a agenda ESG

Semana do Meio Ambiente 2023, poluição plástica e relação com a agenda ESG
A Semana do Meio Ambiente incentiva o debate sobre as mudanças climáticas e sobre a preservação da natureza, recursos e ambiente.

Share This Post

Como forma de incentivar o debate sobre as mudanças climáticas e sobre a preservação da natureza, recursos e ambiente em que vivemos, todos os anos é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho. Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a data ainda se estende para uma discussão maior durante a Semana do Meio Ambiente.

Esta celebração acontece desde 1981, após aplicação do Decreto nº 86.028. Todos os anos uma temática diferente é escolhida para que seja debatida e avaliada entre os especialistas. A intenção também é trazer conscientização sobre a ação ambiental e para que o tema atinja os cidadãos de todo o mundo. 

Em 2023 o assunto será voltado para as “soluções para poluição plástica”, tema amplamente reforçado entre os indivíduos e priorizado pelas empresas que se preocupam com a sustentabilidade. De forma direta, a data acaba destacando outras possíveis ações a serem realizadas por organizações de diferentes setores, que podem dialogar com práticas sustentáveis.

Semana do Meio Ambiente 2023

Esta é a 50ª vez que a data é comemorada, e neste ano, a Costa do Marfim será o país sede para o encontro que convida indivíduos, nações e instituições privadas a se reunirem para pensar em resultados e caminhos melhores. 

O plástico como pauta dos ambientalistas não é algo recente. Sabe-se que atualmente 400 milhões de toneladas de plástico são produzidos todos os anos, material esse que demora 500 anos para se decompor e desaparecer completamente da terra devido a estabilidade da ligação dos átomos. Uma das grandes saídas tem sido a reciclagem, no entanto, o conhecimento acaba sendo a melhor ferramenta para combater a poluição e uso inadequado. 

A Semana do Meio Ambiente é encarada hoje como uma “plataforma global para divulgar a agenda ambiental“, de acordo com a ONU, por ser de fato um período com ações e debates sobre o assunto. 

Também é uma ótima oportunidade para incentivar a adoção de atos alinhados com a vida sustentável, como é o caso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atua como uma ótima ferramenta para promoção da agenda ESG, também criada pela ONU e que busca promover os ganhos financeiros com as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Relação com ESG

Ao entender a proposta da tríade é possível visualizar como está interligada com a data, em especial com a sigla “E”. Para as empresas, em especial as brasileiras, é importante que considerem os assuntos atuais como prioridade e visualizem as ações como importantes para o futuro da humanidade.

Os consumidores da atualidade já visualizam esses parâmetros como primordiais para a decisão de compra de um produto ou serviço e os investidores investigam cada instituição antes de investir nas empresas. 

O maior motivo para escolher seguir os princípios do ESG, no entanto, deve ser por oferecer melhorias ao meio ambiente, prolongar a vida ativa da empresa e oferecer benefícios para os indivíduos.

No geral, é válido pontuar alguns benefícios com esta aplicação:

  • Redução dos riscos;
  • Redução das multas e punições por mau cumprimento dos regulamentos;
  • Garantir a fidelidade e um público fiel;
  • Retorno financeiro;
  • Constrói uma reputação positiva.

O Práticas ESG está presente no mercado para auxiliar seus clientes durante a aplicação da agenda, participando desde o momento da análise até a fase de divulgação. É através de consultorias personalizadas que os resultados são entregues de maneira adequada e assertiva. Confira mais informações e tire as possíveis dúvidas acessando o site