A agenda ESG, desde que foi inicialmente estruturada, busca promover mudanças e incentivar que instituições privadas e públicas realizem ações em prol do bem estar do meio ambiente e da população geral. Como consequência, as empresas costumam visualizar vantagens econômicas a partir da aplicação de medidas ESG, que podem contribuir para uma expansão comercial.
O fato ocorre visto que os investidores e clientes, preocupados com os assuntos em voga e visualizando o impacto das ações positivas da empresa, tendem a tomar suas decisões baseadas nestes fatores. Tal atitude pode impulsionar um negócio, dando a ele mais credibilidade. O financeiro passa a ser afetado positivamente e o negócio pode ter mais chances de crescimento.
Para aqueles que almejam realizar exportações e marcar presença no mercado estrangeiro as medidas ESG passam a ser mandatórias. Conheça as práticas ESG a fundo, as formas corretas de inserção da agenda e o impacto que oferecem a longo prazo.
Agenda ESG
Antes de pensar nos benefícios que podem encontrar é importante destacar o funcionamento da agenda e os objetivos por trás de sua criação. Atuando como uma iniciativa da ONU, correspondem às ações ambientais, sociais e governança corporativa realizadas por uma instituição.
Pode ser encarada como uma maneira de alinhar os ganhos de uma empresa e as medidas que são vantajosas para o meio ambiente e população geral.
Enunciada pela primeira vez em 2004, durante uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, as medidas foram apenas popularizadas recentemente com o crescimento da tecnologia e devido a urgência de certos assuntos e a necessidade de resolvê-los, como é o caso das mudanças climáticas.
As medidas estão diretamente relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criado para revelar os tópicos relevantes e urgentes para a sociedade.
Sendo assim, algumas ações podem ser visualizadas e incluídas (verdadeiramente) na rotina a ponto da marca ser lembrada pela ação que exerce e pela responsabilidade que possuem com o meio ambiente e com as pessoas. Algumas das medidas classificadas como ESG são:
- Garantia da proteção de dados de consumidores, colaboradores e parceiros;
- Priorização de energia renovável;
- Movimentação para reduzir gases poluentes GEE;
- Contratação justa e valorização da diversidade em diferentes postos de trabalho;
- Criação de canais de denúncia para combate de casos de assédio;
- E mais.
Movimentações
Atestada a importância do instrumento é possível desdobrar os resultados positivos que naturalmente aparecem para as empresas que a seguem. Nos casos de instituições de pequeno e médio porte, que possuem menos recursos e oportunidades, investir nas medidas é investir em seu amadurecimento.
Como afirmado pelo próprio Pacto Global Rede Brasil “atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no exterior.”
Ou seja, a expansão financeira pode levar a marca a caminhos maiores, a expansão de unidades e a atuação no mercado internacional, levando a conseguirem a exportação de seus produtos.
Atualmente, poucas instituições brasileiras conseguem se organizar para realizar tal ação, conforme revelou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) ao afirmar que cerca de 24,9 mil negócios realizam exportações, representando menos de 1% das empresas brasileiras.
Ainda que muitos fatores impactam no sucesso das exportações, seguir as práticas adequadamente, evitando a falsa aplicação e o greenwashing, é uma forma de atingir este objetivo mais rapidamente. E isso inclui as pequenas e médias instituições.
Atuação do time especializado
O sucesso da operação é apenas percebido quando a empresa se compromete a entender os pontos e inseri-los de acordo com suas metas e necessidades. O suporte de um time multidisciplinar qualificado é extremamente importante para a aplicação das medidas e para a mudança do mindset de todos os envolvidos.
O Práticas ESG atua com profissionais especializados que garantem o acompanhamento necessário para a aplicação da agenda. Dessa forma, através da consultoria personalizada conseguem visualizar em que momento o cliente está e traçar um plano para inclusão das medidas.
O time multidisciplinar ainda se faz presente durante todas as etapas da inserção, desde o diagnóstico até o plano de ação, engajamento e comunicação. Através do site é possível conhecer mais sobre o ESG e tirar as possíveis dúvidas.