Já é comprovado o impacto que a agenda ESG (práticas ambientais, sociais e de governança corporativa) tem causado no mercado. Sua influência ganha outro peso durante a pandemia da Covid-19 com temas necessários obtendo mais notoriedade. Desta forma, os investidores entendem a importância de apostar em empresas que sigam algumas das ações.
Os fundos de investimento são considerados modalidades de aplicação coletiva, onde investidores se reúnem para colocar dinheiro num mesmo propósito, e por isso estão sempre se moldando de acordo com a realidade.
Fundos ESG
Os fundos brasileiros, no entanto, ainda se encontram em desvantagem em relação a de outros países que entendem a necessidade de escolher instituições que valorizam as causas sociais e humanitárias, procuram por saídas sustentáveis e que se organizem internamente.
O que se percebe é um passo inicial dado no caminho dos investimentos voltados para a pauta, mas que necessita ser aprofundado e tratado com mais seriedade. O fato foi comprovado pelo portal especializado em economia e investimentos EQI Investimentos, com o assessor Elias Wiggers relatando que no Canadá e EUA, por exemplo, “as conversas sobre o tema estão mais avançadas”.
Compreender a força que o tema tem, principalmente em relação aos recursos naturais (que estarão mais escassos nos próximos anos) e a importância que assuntos como o racismo possuem para os consumidores no momento da compra, será o grande diferencial a longo prazo para as empresas e para o sucesso dos investimentos feitos.
A tendência é que aconteça o crescimento dos fundos brasileiros com os investidores e empresas reconhecendo de fato a necessidade de se adaptar e considerar os tópicos para o crescimento.
Relevância dos fundos para as empresas
É válido destacar, portanto, que a decisão pela inclusão das ações – por parte das empresas – pode acontecer pensando tanto nas causas e no impacto delas para a sociedade e meio ambiente, quanto na atração de investimentos visando o crescimento interno.
No geral as marcas podem se beneficiar de diversas formas ao utilizarem a agenda, alguns dos pontos positivos sendo:
● Melhoria do controle interno;
● Adequação às leis que leva a não geração de punições e multas;
● Garante o bem-estar dos colaboradores e a escuta de suas necessidades;
● Redução de gastos a longo prazo;
● Melhoria da reputação e longevidade da empresa.
Aplicar as ações no negócio é uma tarefa que leva tempo e pede por uma dedicação a mais dos líderes e seus colaboradores. Além de somente incluir as práticas é necessário que elas estejam no mindset de cada profissional e que sejam firmadas diariamente, para que novos colaboradores se adaptem e estejam cientes dessas aplicações.
É essencial que haja o auxílio de um profissional da área que ficará responsável por analisar a marca e planejar as atividades ESG. O Práticas ESG atua neste sentido realizando consultorias personalizadas a seus clientes. Acesse o link para entender todos os passos da consultoria.