O crescimento da agenda ESG tem impactado empresas de tamanhos variados e incentivado o mundo corporativo a repensar suas ações, assim como colocar diferentes medidas em prática. Criada para que seja possível alinhar os ganhos com a sustentabilidade, social e a governança corporativa, a ferramenta também tem ganhando críticos que se unem em prol de um movimento que pode trazer perigos para a agenda.
A onda negativa conhecida como anti-ESG foi a primeira a surgir e teve seu crescimento em 2021, nos Estados Unidos. Já o termo em inglês “greenlash” é utilizado para definir o movimento que atua de forma contrária aos esforços sustentáveis que ocorrem na União Europeia.
Movimento anti-ESG e características
Buscando acabar com os investimentos que utilizam as ações verdes e sociais como parâmetro, os grupos anti-ESG realizam críticas diretas ao que a tríade prega destacando que a agenda pode ser prejudicial para a economia, que deve ser protegida.
Além disso, entendem que esta nova forma de atuar estaria caminhando para uma ideologia progressista não aprovada por eles. Outra justificativa para a existência deste movimento é a suposta rigorosidade das medidas sustentáveis.
O crescimento do movimento se deu nos Estados Unidos, com estados como Texas, Oklahoma e Flórida tendo realizado atitudes que seguem a mesma premissa. No entanto, a mesma ideologia é propagada por outros países.
Um exemplo atual é a ação tomada pelo governador da Flórida que impediu que os administradores do fundo de pensão, responsáveis pela organização de pensões do estado, utilizassem parâmetros ESG para a escolha.
Movimentações de organizações que são afetadas diretamente pela mudança trazida pelo ESG tendem a acontecer, visto que, a tríade afeta o financeiro e a mentalidade das empresas e pedem para que lidem com assuntos importantes e delicados para a sociedade.
O que é greenlash?
Já o greenlash, por outro lado, é um termo mais recente que vem do termo green blacklash (retaliação verde em tradução literal). Ele surge como uma espécie de retrocesso das políticas sustentáveis, seja pela falta de conhecimento dos benefícios ou pelo entendimento dos gastos atrelados às medidas.
O conceito foi estruturado a partir da percepção de movimentações contrárias aos ESG na União Europeia, que é hoje uma das referências no assunto. O conceito está amplamente ligado à política, uma vez que as medidas ambientais do continente são fortes, com planos de descarbonização ocorrendo com frequência e novas leis que possuem o social e o ambiental como base sendo pensadas.
Este cenário demonstra que ainda existirão muitos embates e uma certa resistência por parte dos críticos.
Ainda que seja uma movimentação pequena, ela pode afetar as ações climáticas realizadas pelos países e instituições europeias. Como combate a esse pensamento é válido que o conhecimento sobre as três siglas seja reforçado.
Importância da aplicação da agenda
Ainda que se apresente como um perigo para a agenda e todo o progresso feito é importante que as ações não deixem de ser consideradas ou que o movimento afete os benefícios comprovados que a agenda oferece.
Instituições privadas ou públicas devem visualizar a tríade como a maneira correta de agir, ainda que apenas algumas das práticas sejam inseridas no começo.
Ao priorizar a redução de emissões de gases poluentes, fomentar a diversidade e inclusão e agir de acordo com as leis principais – como a Lei Geral de Proteção de Dados que é tão importante para a saúde da empresa e titulares – as instituições estarão trabalhando com a tríade e melhorando sua posição no mercado.
Também estarão oferecendo melhores soluções para os impactos que provocam ao meio ambiente e para a sociedade como um todo, o que pode levar à fidelização dos consumidores e ao aumento de investimentos.
Outras vantagens podem ser destacadas:
- Redução de crises financeiras;
- Redução de riscos judiciais;
- Diminuição de desperdícios;
- Maior segurança.
Por fim, é importante salientar que os benefícios apenas são visualizados quando uma empresa entende a importância da tríade e verdadeiramente altera seu mindset para estar em conformidade com os pontos. O processo de aplicação é longo e trabalho e depende da ação de todos os colaboradores para funcionar. A atuação de especialistas da área também se faz necessária.
O Práticas ESG conta com especialistas multidisciplinares que oferecem consultorias personalizadas a seus clientes e visam integrar as práticas de maneira condizente com as metas e objetivos da instituição.
Sendo assim, analisam detalhadamente cada caso para conseguir realizar o diagnóstico, construir um plano de ação, promover a disseminação das medidas durante a fase de engajamento e auxiliar durante a comunicação dos pontos. Acesse o site para tirar as dúvidas sobre a consultoria e as soluções oferecidas.