Com a criação da agenda ESG (ações ambientais, sociais e de governança corporativo) e sua implementação sendo uma realidade, os setores que possuem uma maior influência na sociedade e no meio ambiente se sentiram pressionados a seguir as práticas. A indústria química, ou seja, as petroquímicas e agroquímicas, entram nessa esfera e podem usufruir dos benefícios provenientes da tríade.
Além disso, possuem a chance de promover melhores oportunidades tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas e colaboradores.
Participe da próxima palestra sobre como implantar ESG no seu negócio! Clique e inscreva-se.
Tríade e importância
Com o crescimento estrondoso do tema tendo acontecido durante o período de pandemia, em 2020, a agenda acabou se tornando um parâmetro que diferencia as empresas preocupadas com as que não estão.
Os consumidores passaram a avaliar outros aspectos além do oferecimento do produto e serviço e buscaram entender quão interessadas nas mudanças ambientais e sociais as instituições estavam. Os investidores, entendendo o impacto que isso traria no financeiro, passaram a escolher as empresas que estão alinhadas com alguma causa e que a praticam verdadeiramente no dia a dia.
Dessa forma, ao incluir as ações, as instituições em questão perceberam as mudanças que poderiam trazer, que alavancariam a empresa e trariam benefícios financeiros a longo prazo. No entanto, o objetivo central com a implementação deve ser com as causas e com o bem-estar da sociedade e meio ambiente.
Especificidades do setor
É importante que todos os setores entendam e percebam a relevância que o assunto tem, principalmente no momento atual. Ainda assim, as atividades desempenhadas pela indústria química afetam largamente a sustentabilidade causando danos extremos como o caso dos mananciais que são contaminados ou a atmosfera pela emissão de gases poluentes, por exemplo.
É de conhecimento geral que o setor é um dos mais importantes para a economia brasileira figurando em sexto lugar no ranking das indústrias químicas de acordo com o levantamento trazido pela ACC, Cefic e Abiquim em 2011.
A pergunta a ser feita pelos grandes gestores e líderes do setor, no entanto, seria: “como manter o crescimento do setor reduzindo os impactos ambientais, e consequentemente, melhorando a vida das pessoas?”. Buscar alternativas que vão melhorar o cenário deve ser a resposta.
É preciso provocar alterações em todos os processos da indústria que conta com várias etapas. Algumas das ações possíveis de serem tomadas são:
- geração de hidrogênio verde (energia renovável ou energia de baixo carbono);
- sofisticação e modernização dos processos a fim de reduzir impactos;
- investimento em novos produtos;
- trabalhar com nanotecnologia;
- criação de políticas internas que reduzam a produção de lixo e poluentes.
Aplicação da ferramenta
Pela quantidade de tópicos e pontos a serem estudados é comum existir uma dificuldade inicial para adentrar o universo ESG. No entanto, é possível contar com a ajuda de times especializados e multidisciplinares que analisarão a situação atual do negócio para atuar de acordo com um planejamento pré-estabelecido.
O Práticas ESG oferece todos os serviços citados acima, uma vez que visa auxiliar seus clientes a alcançarem o objetivo que desejam com a ESG. Além disso, acompanham o negócio na fase de divulgação e manutenção da tríade. Conheça mais sobre os serviços oferecidos acessando o site.