Michael Kremer, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, disse que previsões do tempo mais precisas podem ajudar os agricultores indianos a plantar na hora certa e evitar desperdício de sementes e fertilizantes.
As monções são a principal fonte de chuva na Índia, e sua chegada é imprevisível. Isso pode prejudicar os agricultores, que precisam plantar na época certa para garantir uma boa safra.
“Estima-se que melhorias modestas na precisão desta previsão já gerariam muitos bilhões de dólares de produção extra todos os anos”, disse Kremer. “E o custo disso seria da ordem de poucos milhões de dólares. Portanto, isso é algo que seria um investimento com retorno bastante alto”.
Produtos verdes e sementes high-tech
Michael Kremer disse que tecnologias verdes, como sementes high-tech, podem ajudar os agricultores a enfrentar as mudanças climáticas.
Segundo ele, sementes high-tech são mais resistentes a condições climáticas extremas, como secas e inundações. Isso pode ajudar os agricultores a proteger suas safras e aumentar a produtividade.
LEIA TAMBÉM:
ESG no setor alimentício: entenda a importância da agenda para a área
Avanços nas tecnologias de energia limpa impulsionam práticas ESG
Kremer também disse que os governos poderiam subsidiar a compra de produtos que reduzem emissões de efeito estufa, mas não beneficiam diretamente os fazendeiros.
“Onde os mercados deixam lacunas os governos deveriam intervir”, enfatiza Kremer.
A disseminação de smartphones está tornando mais fácil para os governos fornecerem informações sobre surtos de pragas e como combatê-los em zonas rurais remotas.
Kremer, de 59 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2019 pelo seu trabalho no alívio da pobreza global.
Fonte: Invest news