A agenda ESG tem influenciado diferentes setores da sociedade e provocado mudanças consideráveis para o social, ambiental e para o bem-estar da instituição que a segue. Com base nesse entendimento, a indústria da moda tem se moldado ao novo e se atualizado em relação às ações necessárias para redução dos impactos que provoca.
No Brasil, ainda que o setor desempenhe um papel econômico significativo, também oferece alterações diretas ao meio ambiente e ao campo social. Dados levantados evidenciam o cenário ainda preocupante e destacam que há muito a ser feito pelas empresas da área.
De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT), o setor produz cerca de 175 mil toneladas de resíduos têxteis por ano. Outros impactos negativos são visualizados diariamente, em especial quando se trata de empresas de fast fashion, e devem ser repensados pelas instituições a partir da aplicação da tríade ESG.
Influência da indústria da moda
Ainda que seja uma percepção do mercado brasileiro é certo reforçar que a indústria de moda mundial possui influência direta ao meio ambiente, sendo o segundo setor mais poluente do mundo, conforme revelou a Global Fashion Agenda, organização sem fins lucrativos. Em primeiro lugar está a indústria petrolífera.
Também contribuem para o cenário de aquecimento global e para alta concentração de gases do efeito estufa, ao emitir toneladas de CO2 todos os anos. As negativas se estendem para o desperdício de água global, sendo responsável por 20% do descarte de água do mundo, de acordo com a ONU.
Visualizando ainda a questão social, a indústria da moda demonstra impactar e oferecer problemas graves aos colaboradores que, muitas vezes, são submetidos a terceirização da produção, a fim de reduzir a mão de obra. O fato acaba levando os trabalhadores a passarem por horas de trabalho exaustivas e obterem salários baixos.
Em muitos casos o trabalho realizado pelos profissionais acaba afetando sua saúde e vida, ocorrendo de forma insalubre a ponto de ser visualizada como uma tarefa análoga a escravidão.
Consumo consciente e sensibilização da sociedade
Com o advento da tecnologia e a partir da rápida divulgação de informações foi possível para os usuários e consumidores terem mais conhecimento sobre a relação da moda com as principais questões ambientais e sociais e como suas escolhas poderiam alterar a forma como essas empresas agem e produzem.
Além de exigirem mudanças das empresas, também passaram a estudar suas ações com profundidade, o que explica a popularização do consumo consciente, da reciclagem e dos brechós, que permitem a reutilização de peças e a inserção do que chamamos de economia circular.
Dessa forma, ao perceber os benefícios, visualizar a alta procura dos consumidores por ações mais sustentáveis e positivas para os colaboradores e verificar a complexidade do seu impacto, as marcas têm se empenhado para mudar essa realidade.
Alguns atos feitos por empresas de vestuários e calçados estão ligados a escolha consciente dos materiais e a priorização da reciclagem em peças. Materiais como viscose sustentável e algodão orgânico podem ser mais caros, mas são melhores para o meio ambiente que os comuns, e têm sido utilizados por grandes empresas.
Como o ESG funciona?
A tríade foi construída para incentivar que instituições privadas alinhassem os ganhos com as práticas sociais, ambientais e de governança.
Dessa forma, quando repensam todo o seu processo de produção e valorizam os direitos humanos e a diversidade, por exemplo, estão conversando diretamente com essa ideologia que apenas traz benefícios para os envolvidos.
Existem outras ações possíveis de serem desempenhadas pelas marcas e que estão ligadas ao ESG, como:
- Priorizar fontes de energia mais limpas;
- Se comprometer com a redução de carbono;
- Escolher pessoas diversas em cor, raça, religião, gênero e sexualidade;
- Prezar pelo salário justo e condizente com as horas trabalhadas;
- Participar de movimento globais como o Fashion Revolution;
- Promover palestras e debates sobre as questões atuais e prioritárias.
O Práticas ESG atua de maneira direta no mercado auxiliando seus clientes através de consultorias personalizadas. Dessa forma, com o suporte e conhecimento da equipe especializada, é possível verificar a situação atual da instituições (através de diagnósticos), propor melhorias e montar estratégias (plano de ação), aplicar e incentivar os colaboradores e parceiros a seguir a agenda (engajamento), realizar relatórios e divulgar as medidas (comunicação).
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