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Novas gerações e a propagação da agenda ESG

Novas gerações e a propagação da agenda ESG
As novas gerações têm contribuído para a disseminação da agenda ESG, o que impacta na aplicação das medidas por parte das empresas.

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É perceptível as mudanças e o crescimento de debates sobre assuntos importantes e impactantes para a sociedade nos últimos anos. As novas gerações são as grandes impulsionadoras do ESG (ações voltadas para o ambiental, social e governança corporativa), que incentivam as empresas a olharem para os temas mais relevantes da atualidade e para o impacto que provocam no planeta. 

É comprovado, através do estudo “Construindo Nosso Futuro”, realizado pela Eureca em parceria com o Davos Lab e o Global Shapers, que as novas gerações se preocupam mais com os tópicos do que as demais, sendo que 84,95% do entrevistados entendem que as instituições privadas e públicas precisam assumir responsabilidade por “padrões sociais, éticos, ambientais, de governança e tecnologia”.

Abaixo detalhamos sobre o impacto das gerações e a relevância da inclusão das medidas ESG a longo prazo. 

Importância do ESG

A agenda ESG foi mencionada pela primeira vez em um relatório produzido pela ONU, no entanto, apenas ganhou destaque recentemente. Ainda que sua inserção seja incentivada no setor público passou a ganhar mais destaque no ambiente corporativo atuando como um diferencial competitivo em muitos casos.

Os pilares, quando são aplicados por instituições que verdadeiramente entendem a relevância da ferramenta, passam a trazer benefícios significativos levando a empresa a ser vista não apenas pelo produto e serviço que oferece mas pela contribuição e valores socioambientais que possui. 

Ainda que o pilar ambiental seja mais considerado é importante que o social e a governança sejam igualmente inseridos. Pequenas e médias empresas, apesar de possuírem menos recursos e colaboradores para a manutenção da ferramenta, podem inserir as medidas como forma de expansão. 

Alguns exemplos de práticas ESG são:

  • Reaproveitamento de materiais; 
  • Adoção de práticas para garantia de proteção de dados;
  • Criação de canais de denúncia;
  • Contratação justa e priorização de vagas afirmativas para diferentes cargos; 
  • Praticar ações para redução de gases poluentes.

Impacto das novas gerações

Por conta do fácil acesso à informação, da visualização dos impactos provocados nos últimos anos e devido a seriedade de certos assuntos, as gerações Z e Millennials, estão cada vez mais alinhadas com as temáticas e a utilizam antes de consumir um produto ou serviço. 

Um estudo voltado para as decisões de compra dos consumidores, organizado pela Nasdaq, revelou que atualmente 1 terço dos Millennials prioriza produtos de investimentos criados com base no ESG. Em relação a Geração Z, X e babies boomers a porcentagem foi de 19%, 16% e 2%, respectivamente. 

Indiretamente, a movimentação da nova geração impulsiona a agenda no país e contribui para que os temas de relevância para a sociedade sejam discutidos e colocados em prática.

Outro resposta a esta procura da nova geração é a pressão que as empresas possuem para estarem em conformidade com esta realidade. Além dos consumidores, as instituições ainda devem se atentar com os investidores que também possuem as medidas como parâmetro de escolha. 

Sendo assim, mesmo que não visualize a importância da agenda, em um primeiro momento, ela pode trazer vantagens significativas a quem a coloca em prática evitando ainda que a empresa tenha complicações que impeçam o seu funcionamento. 

Por fim, é preciso que as instituições se certifiquem que a aplicação seja efetiva e evite a prática do greenwashing.

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Auxílio de profissionais da área 

O Práticas ESG está presente no mercado e atua diretamente com os seus clientes para que possam inserir as medidas da maneira correta. Dessa forma, por meio de consultorias personalizadas compreendem o momento em que a empresa se encontra, suas metas e objetivos para alinhar as ​​novas medidas ao que foi estudado.

O time multidisciplinar, responsável pela aplicação da agenda, ainda segue etapas bem definidas para a inserção, são elas: diagnóstico, plano de ação, engajamento e comunicação.

Conheço mais sobre as soluções propostas e aproveite para tirar suas dúvidas através do site