As instituições privadas brasileiras e internacionais já perceberam a importância da sustentabilidade para os negócios e para o crescimento da marca dentro do mercado. A agenda ESG (ambiental, social e governança corporativa) trouxe mudanças significativas para este cenário, oferecendo uma nova chance para que as empresas pudessem reduzir os impactos negativos que exercem ao meio ambiente e para a população. Além da agenda, a ISO 14001 tem influenciado muitas instituições a seguirem este caminho.
A norma internacional é voltada para as questões ambientais e montada para que instituições privadas ao redor do mundo compreendam o nível do seu impacto e realizem mudanças a partir disso. Abaixo destacamos o funcionamento da ferramenta, detalhes sobre a certificação ISO 14001 e a relação da norma com o ESG.
ISO 14001 para gestão ambiental
A norma internacional, também conhecida como ABNT NBR ISO 14001, é uma das mais importantes para as empresas, trazendo assim como o ESG, mais prestígio e reconhecimento para a mesma.
Ela ainda pode ser compreendida como o conjunto de regras implementadas por uma empresa que levam à criação do Sistema de Gestão Ambiental (SAG), um método que ajuda as instituições a entenderem seus impactos ambientais e os classificarem para, futuramente, trabalharem no desenvolvimento de ações sustentáveis.
Instaurada pela International Organization for Standardization (ISO) em 1996, e relançada em 2015, a norma atua como um padrão de gestão empresarial.
Além da 14001, direcionada para uma gestão ambiental adequada, existem ainda outras diretrizes com diferentes finalidades, a exemplo da ISO 2600 (que tem como foco a responsabilidade social) e a 45001 (voltado para a gestão de saúde e segurança ocupacional).
LEIA TAMBÉM:
ESG e sustentabilidade como diferencial estratégico para um futuro equilibrado
Indústria da moda, impacto ambiental e social e necessidade do ESG
Qualquer instituição pode implementar as medidas e obter a certificação, independente do setor e tamanho. Ao passar por todas as etapas de aplicação – desde a definição das medidas ambientais a serem implementadas até o repasse aos colaboradores – e se certificar que a ações estão condizentes com a norma, a empresa em questão pode receber a certificação.
Entre as vantagens de integrar as ações e obter o certificado estão:
- ampliação de negócios (especialmente internacionais);
- possibilidade de obtenção de novos parceiros;
- redução de custos e riscos;
- boa reputação.
Relação com a agenda
Instituída pela primeira vez em 2004 como uma iniciativa da ONU, a agenda pode ser vista como uma maneira de alinhar os ganhos com as medidas que irão trazer benefícios a todos os envolvidos.
Além do tópico ambiental, o ESG reforça a necessidade de trabalhar com a governança e com o social através de ações pontuais.
Ao priorizar medidas que levam a redução dos gases do efeito estufa, atuar com responsabilidade em relação a produção de lixo e reciclagem, priorizar a contratação justa e a seguir em conformidade com a LGPD, as instituições estão trabalhando diretamente com a agenda.
Dessa forma, o ESG e o ISO 14001 se relacionam por incentivarem as instituições a tomarem decisões mais sustentáveis e impactantes para o meio ambiente. Seguindo a SGA e obtendo a certificação ISO 14001 as organizações atuam com o “E” da tríade e garantem seu desenvolvimento em relação a agenda.
Com isso, a ISO 14001 pode atuar como um complemento da agenda ESG, ou ainda, um primeiro passo para que a instituição avance para outras áreas e trabalhe outros aspectos revelados e cobrados pelo ESG.
Etapas de aplicação
Para cada passo dado em direção à sustentabilidade é importante que haja o acompanhamento de especialistas que conhecem cada conceito e entendam a forma correta de inseri-lo na rotina.
O Práticas ESG atua de forma personalizada para garantir a inserção das medidas sustentáveis, sociais e de governança corporativa.
Diante do conhecimento da área e a partir das consultorias realizadas consegue oferecer as melhores respostas e medidas a serem aplicadas a cada caso, alinhando-as com as prioridades e desejos das instituições.
O time multidisciplinar atravessa o momento de adaptação junto com a empresa, passando pelas fases de diagnóstico, plano de ação, engajamento e comunicação. Através do site oficial é possível conhecer mais sobre a equipe e tirar as dúvidas relacionadas a tríade do momento.