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O papel dos colaboradores para a manutenção da agenda ESG

O papel dos colaboradores para a manutenção da agenda ESG
As informações relacionadas ao ESG devem ser constantemente trabalhadas e compartilhadas com todos os colaboradores.

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Para introduzir os pontos da agenda ESG é necessário mais do que conhecer os termos e suas funções. As informações relacionadas a tríade devem ser constantemente trabalhadas e compartilhadas com todos os colaboradores, a fim de que a empresa seja reconhecida por suas ações sustentáveis, sociais e de governança corporativa. 

Por dentro da tríade

A agenda ESG está ligada aos termos em inglês (Environmental, social, e corporate governance) e atua como uma matriz que possui o bem-estar da população, os direitos humanos, a melhoria do meio ambiente e a organização interna das empresas como objetivos.

Costuma ser utilizada como parâmetro de avaliação distinguindo as instituições que se preocupam com as causas das que não. A tríade passou a ser mais divulgada nos últimos anos, com o aumento do uso das tecnologias, o maior acesso a informações e como consequência da Covid-19.

A matriz também é utilizada como base para os consumidores e investidores que procuram investigar a atuação das marcas para com a agenda antes de escolher comprar um produto ou serviço, ou ainda investir certos valores neste negócio. 

Etapas da implementação

Os passos para a inclusão da ferramenta costumam seguir um modelo específico. As principais etapas são:

  • diagnóstico
  • plano de ação
  • engajamento
  • comunicação

Mudança no mindset e ativa participação dos colaboradores

Desta maneira, é válido reforçar que após a introdução da agenda na rotina há um outro grande passo a ser dado: a manutenção. Para conseguir isso é necessário que os líderes e responsáveis pela inclusão incentivem os colaboradores e parceiros a atuarem de acordo com os novos ideais da instituição.

Oferecer aulas e palestras sobre o assunto detalhando a importância e o novo caminho seguido pela empresa é o passo inicial a ser dado. Criar materiais, avisos e comitês de diversidade e outros tópicos relacionados ajudam a manter o assunto sempre em debate e auxilia os novos profissionais que adentrarem este ambiente. 

Com todas as informações em dia os colaboradores terão este papel importante de garantir que os valores sejam trabalhados e possíveis de serem identificados pelos consumidores ou indivíduos que veem a marca de fora. 

A mudança do mindset deve ser geral, envolvendo desde o RH até o TI, e os valores devem estar alinhados com o planejamento inicial da empresa, criado na etapa de diagnóstico. O Práticas ESG oferece consultorias personalizadas a seus clientes, a fim de ajudá-los a incluir os tópicos na rotina. Acesse o site para entrar em contato com o time.