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Setor de cosméticos e ESG: entenda como a agenda pode ser inserida

Setor de cosméticos e ESG: entenda como a agenda pode ser inserida
Em meio ao crescimento do setor de cosméticos é importante que instituições da área equilibrem os ganhos com a agenda ESG.

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O setor de cosméticos é um dos que mais crescem no Brasil. A área é responsável por gerar empregos e movimentar a economia de maneira significativa, além de ter um impacto direto na sociedade e no planeta. Um levantamento do Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC – Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos destacou que o setor teve uma alta de 5,7% em vendas em 2021 quando comparado com o ano anterior.

Em meio a esse crescimento é importante que instituições da área equilibrem os ganhos com as questões voltadas para o ambiental, social e governança corporativa, ou seja, para a agenda ESG.

Ao colocar em prática as ações ESG que conversam com os objetivos e valores internos, as empresas não somente estão se atualizando como se colocando em posição de destaque em comparação com as demais. 

A valorização das práticas ainda culminam numa série de benefícios que se estendem para os consumidores e para o meio ambiente. Confira mais informações sobre a tríade. 

Importância do setor

Um produto é considerado um cosmético ao ser entendido como qualquer substância ou mistura que está em contato com as partes externas do corpo, seja a pele ou os dentes. Sua ação é capaz de alterar, corrigir odores e proteger a pele ou local onde for usado.

De acordo com a ANVISA, um cosmético pode ser classificado como de grau 1 e grau 2, oferecendo resultados diferentes a depender da escolha. Produtos do grau 1 são aqueles que dispensam a análise científica para entendimento da eficácia, a exemplo do: esmalte, cremes hidratantes, sabonetes e loções para barba. 

Já os de grau 2 são devidamente testados e contém garantia de segurança. Devem ser utilizados de maneira cautelosa com base na análise dos casos. Podemos citar: cremes anti-acne, produtos infantis e protetores solares. 

Para os consumidores, a compra destes produtos significa um investimento na autoestima, na saúde, e na prevenção de doenças.

Impactos 

Assim como qualquer setor, o de cosméticos também pode afetar o meio ambiente e o social. A produção dos produtos cosméticos ainda é marcada pelo uso de substâncias químicas, por embalagens que muitas vezes não são recicláveis e demoram para se degradar, ou por processos  que necessitem do desmatamento para ocorrer. 

Procurar por soluções melhores, que causem menos impactos, deve ser uma prioridade para as instituições.

Como colocar o ESG em prática?

A tríade ESG foi instaurada em 2004 e ganhou mais notoriedade nos últimos anos, principalmente devido a valorização das questões por parte dos investidores e consumidores.

A partir do conhecimento sobre a área, é válido pontuar as ações a serem tomadas para que a marca esteja alinhada com o proposto. Algumas delas sendo:

  • Escolha de produtos cruelty free (que não realizam testes em animais);
  • Ações afirmativas e contratações justas e baseadas na diversidade;
  • Valorização do Upcycling;
  • Priorização de embalagens sustentáveis e recicláveis;
  • Certificação de condições de trabalho adequadas;
  • Escolha de substâncias biodegradáveis;
  • Produção que leve em consideração o extrativismo sustentável;
  • Utilização de materiais orgânicos e sem aditivos químicos.

Atualmente o setor é um dos que têm melhor desempenho em ESG, integrando ações que são benéficas especialmente em relação ao meio ambiente. Sendo assim, é importante que outras empresas da área, independente do porte, considerem a ferramenta como essencial para o negócio.

Devido a quantidade de pontos a serem estudados é comum que, em um primeiro momento, as marcas não entendam ao certo como iniciar nesta jornada. O suporte de profissionais especializados é extremamente necessário. 

O Práticas ESG está presente no mercado para auxiliar seus clientes durante a inserção das ações. Portanto, trabalha lado a lado com as marcas para garantir que além de obterem resultados financeiros estejam alinhados com as metas e com o que pede a tríade.

Consultorias personalizadas, portanto, são necessárias para obter os resultados esperados. Com a atuação do time é possível passar por todas as fases: desde o diagnóstico, até o plano de ação, engajamento e comunicação.

Compreenda mais sobre a agenda e sobre a atuação da equipe multidisciplinar através do site