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Estudo aponta falta de conhecimento do ESG por parte de pequenas e microempresas

Estudo aponta falta de conhecimento do ESG por parte de pequenas e microempresas
Pequenas e microempresas ainda possuem pouco entendimento sobre a agenda ESG e a sua importância a longo prazo.

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A relevância da agenda ESG já foi comprovada inúmeras vezes, com organizações obtendo vantagens significativas após a inserção das medidas. Visando analisar a situação atual das pequenas e microempresas brasileiras, um estudo do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) destacou o pouco conhecimento e implementação das medidas por parte destas instituições.  

O levantamento foi evidenciado durante o evento “Panorama ESG dos Pequenos Negócios Brasileiros” que reuniu especialistas e empresários e trouxe mais detalhes sobre a situação atual preocupante. A tríade foi estruturada para que instituições pudessem alinhar os resultados financeiros com as ações ambientais, sociais e de governança corporativa, beneficiando outros além de si mesmo e reduzindo os impactos negativos que provocam.

Sendo assim, ainda que as micro e pequenas instituições tenham menos recursos para investir em medidas ESG, é importante que as conheçam e as considerem. Abaixo destacamos o estudo e a importância da aplicação da tríade a longo prazo.

Panorama ESG

Para oferecer as informações, o Sebrae escutou 3.623 empresários de diferentes regiões do Brasil. Grande parte deles faziam parte de microempresas (75%), enquanto os outros 25% eram de pequenas. 

Dos assuntos relevantes evidenciados pelo estudo é possível destacar a falta de entendimento sobre as siglas, que levou 86% dos entrevistados à revelaram que conhecem pouco sobre elas. 

Ainda que não conheçam o conceito por completo, 70% deles revelaram que tendem a inserir, ou já inseriram, algumas das ações consideradas sustentáveis, sociais e de governança.

Por ser um termo relativamente recente, é comum que as empresas que possuem menos colaboradores e lucro em comparação com as demais tenham visualizado o termo com menos frequência.

No entanto, o levantamento acaba atuando como uma alerta para que as organizações se movimentam para entender mais sobre o assunto e para que realizem mudanças significativas na forma como agem e como impactam o meio ambiente.

Pequenas e microempresas brasileiros

É válido destacar o impacto que os pequenos e micronegócios têm para economia brasileira representando 27% do Produto Interno Bruto (PIB). Elas ainda se destacam em quantidade, existindo ao todo cerca de 9 milhões de instituições do tipo no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Sebrae.

Para uma instituição ser reconhecida como de pequeno porte ela precisa ter uma renda anual maior do que R$360 mil e menor ou igual a R$4,8 milhões e contar com 10 a 49 colaboradores no escopo de trabalhadores. Já para as microempresas devem ter um faturamento de até R$360 mil e no máximo 19 empregados do escopo. 

Sendo assim, ao entender a sua força é possível destacar como um planejamento de medidas internas mais sustentáveis e inclusivas alteraria sua posição no mercado de forma positiva. 

Por dentro da agenda ESG e dos benefícios

  A agenda foi estruturada em 2004, no entanto, ganhou força atualmente, especialmente por conta da mudança do mindset dos consumidores e investidores e da seriedade que os assuntos possuem para o ambiente corporativo. 

No geral, é possível destacar que ao inserir a tríade a instituição privada entende que deve atrelar os ganhos com as ações ambientais, sociais e de governança (ESG). Dessa forma, para as pequenas e micro instituições, é uma forma de prolongar sua atuação, obter mais reconhecimento, melhorar seu trabalho e incentivar outras organizações a agirem da mesma forma.

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Entre os principais benefícios é válido destacar:

  • Melhor posição no mercado;
  • Possibilidade de crescimento;
  • Diminuição de riscos e crises;
  • Atração de consumidores e possibilidade de fidelização;
  • Maiores chances de investimento.

Para ter sucesso nesta operação é importante que as instituições contem com a ajuda de especialistas da área.

O Práticas ESG está presente no mercado para auxiliar os clientes durante a inserção da tríade. Desta forma, a partir de consultorias personalizadas e do conhecimento do time multidisciplinar, é possível que a marca tenha o suporte necessário para compreender os pontos, inseri-los levando em conta as metas internas e para fazer a divulgação das ações.

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